Última atualização em .

O turnaround da Via Varejo é extremamente difícil, mas não impossível

Os resultados do 3T2019 da empresa foram péssimos, em linha com o que eu esperava.

Sob todos aspectos, o turnaround da empresa Via Varejo é um caso extremamente difícil, mas não impossível. E só piorou no 3T2019. Veja a tabela abaixo:

- o indicador de previsão de insolvência da empresa era 0,62 (zona de penumbra) no 3T2018. Agora caiu para -2,05 (indica insolvência).

- Margem operacional explodiu no 3T2019 reflexo de queda nas vendas e aumento de despesas operacionais. Os outros indicadores de rentabilidade seguiram ladeira abaixo.

- a gestão de caixa deve ter enfrentado pressão de fornecedores por causa de inadimplência e teve que reduzir prazos que a empresa tinha para pagar, levando a um aumento expressivo da necessidade de capital de giro para financiar as operações e fez explodir em R$ 7 bi a tesouraria da empresa. Complicado.

- reduziu fornecedores pagando com menos prazo mas ainda assim bem após ao momento que recebe as vendas. Só não foi negociação para melhorar margens da empresa. Certamente pressão para reduzir inadimplência.

- o ciclo financeiro da empresa aumentou demais. Isso é péssimo para o caixa...

- porque diachos a empresa não alonga o perfil da dívida e melhora o reforço da posição de caixa e da liquidez circulante da empresa? O que estão esperando? Travar a operação?

- os reflexos no resultado por adoção das normas contábeis internacionais a saber a IFRS norma 16 sobre reconhecimento de despesas de arrendamento fez passivo e resultado  explodirem, mas conforme eu projetava.

Deixo para os demais escreverem sobre as palavras da empresa sobre os planos para o futuro. Vou me ater ao presente. E esse é complicadíssimo.

Sobre a denúncia de fraude contábil: achei irresponsável a denúncia. Nada vi que desabonasse os relatórios. Caso tenha ocorrido, foi manipulação para atenuar relativamente o resultado, mas nada muito superior ao prejuízo apontado. Aí digo: nem a auditoria que auditou as demonstrações pega. São apontamentos de níveis de estoque e projeções talvez exageradas de tributos a recuperar... 

 

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário