Última atualização em .

A Mesbla era um onipotente varejo e chegou a ter mais de 28 mil funcionários e 180 pontos de venda. Chegou ao Brasil em 1912 da matriz francesa. Navegava SOZINHA no varejo aqui no Brasil. Mas era amadora na gestão operacional. Suas lojas eram desorganizadas e seus catálogos também. Uma completa confusão aos olhos.

Sua gestão financeira era equivocada alocou recursos do caixa em estoque acreditando em hiperinflação, mas com a implantação do plano real a empresa se viu endividada, dando prejuízo e enfrentando concorrentes com maior variedade de produtos e marcas. Em 1997 Ricardo Mansur comprou a Mesbla e tentou fazer uma fusão com a Mappin que tinha comprado alguns meses antes para reestruturar as duas e vender com lucro.

Essa alavancagem para financiar suas vendas para os clientes a fez digerir despesas financeiras que destruíam seu resultado. Quebrou de tanto vender. Encerrou suas operações em 1999.

Olha os números da Mesbla

A B2W é um conglomerado de lojas eletrônicas que compõe as lojas Americanas.com, Shoptime e Submarino.  É a maior empresa do setor da América Latina. Devido às características típicas do setor, vende muito à prazo e suas despesas vencem antes desses recebimentos.. As despesas financeiras contratadas para bancar essas vendas à prazo para o cliente tem sido expressivas e para ter caixa para financiar a operação a empresa tem recorrido a dinheiro oneroso. Fechou 2015 com 58,01% de suas obrigações com terceiros comprometidas com bancos. Estou falando de R$ 4,2 bi. A empresa tem minimizado esse impacto com níveis mais enxutos de estoques e montou uma estrutura financeira própria que gerencia uma parte de seus recursos e transações. Mas lida constantemente com a certeza de quanto mais vende, mais precisa pegar empréstimos... Os sites do grupo são bem organizados e como cliente sou satisfeito com cumprimento de prazos de entrega e solução de problemas diversos. Tem estratégia competitiva duradoura a B2W.

A cotação histórica das suas ações está bem próxima da linha de suporte. Arrisco que cairá um pouco mais e chicoteará para cima.

 

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário